Baseado nos conceitos de coletividade e mobilidade urbana sustentável, além da acessibilidade universal, o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) prioriza o transporte público, implantando três corredores exclusivos para a sua circulação: Antônio Bezerra/Papicu, Augusto dos Anjos/José Bastos e Senador Fernandes Távora/Expedicionários. Para tanto, a Prefeitura de Fortaleza irá investir um total de US$ 142 milhões de dólares, sendo que 60% desse valor é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
No total, são 45 km de corredores de transporte, 14 km de duplicações e alargamentos viários, 23 km de restaurações viárias, 30 km de ciclovias, 82 km de rede de drenagem, 164 km de calçadas padronizadas e acessíveis, ampliação e humanização de quatro terminais de integração, obras d'arte – como túneis, viadutos e passarelas e 122 semáforos inteligentes. Além disso, o programa vai construir ciclovias, bicicletários e novos canteiros centrais. O Transfor ainda está complementando o sistema de drenagem para acabar com antigos problemas de alagamento na cidade.
Com a implantação do programa, a Prefeitura irá diminuir o tempo das viagens, os custos do transporte, o tempo de embarque e desembarque dos passageiros, aumentando a segurança no trânsito de veículos e pedestres. Dessa forma, o programa dá continuidade à política de mobilidade urbana, implantada pela atual gestão, e de valorização do transporte coletivo com ações como o congelamento da tarifa, a implantação da Integração Temporal e da Tarifa Social aos domingos, além do passe livre para pessoas com deficiência.
Em 2010, o Transfor concluiu as restaurações das vias Silva Paulet e Duque de Caxias, além de começar a recuperação de novos trechos nas avenidas Domingos Olímpio e Luciano Carneiro. Na rua Coronel Jucá, entre a rua Beni de Carvalho e a avenida Antônio Sales, foi realizada a drenagem e está na fase dos acabamentos finais.
No total, o Transfor hoje atua em 15 ruas e avenidas da cidade, tendo concluído obras de drenagem e pavimentação em trechos de vias como Domingos Olímpio, Luciano Carneiro, Bezerra de Menezes, Humberto Monte, Jovita Feitosa, Jangadeiros, João Cordeiro, Capitão Gustavo e Ildefonso Albano.
Entre as grandes intervenções do Transfor se destaca a construção de um túnel no cruzamento das avenidas Bezerra de Menezes com a Humberto Monte, que será concluído em junho. A via também está sendo totalmente restaurada – com obras de drenagem, pavimentação, construção de calçadas padronizadas e ciclovia, reforma dos canteiros centrais, que prosseguem até setembro. A avenida Bezerra de Menezes faz parte do corredor Antônio Bezerra-Papicu, no qual uma faixa será destinada ao transporte coletivo, aumentando sua velocidade e promovendo maior ordenamento no trânsito.
Outra obra em estágio avançado é a restauração da avenida Mister Hull, onde os benefícios já são percebidos pela população e que conta com 2km de ciclovia. Também serão finalizadas esse ano a obra de reforma e ampliação do Terminal do Antônio Bezerra e o alargamento da rua Justiniano de Serpa, antiga demanda dos moradores da região.
“Intensificamos o ritmo de obras para entregar até o final de 2010 importantes intervenções na infraestrutura da cidade, gerando um impacto bem positivo para o trânsito e para a mobilidade urbana, beneficiando motoristas, pedestres e ciclistas”, reforça o gerente do programa, Daniel Lustosa.
Para outras notícias, acesse o Portal http://www.fortaleza.ce.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário